últimas notícias
Bruno Oliveira

Trump quer dar CD com música 'Rocket Man' para Kim Jong-un


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende presentear o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com um CD do músico britânico Elton John que inclui a canção "Rocket Man" -expressão que o próprio americano já usou para se referir ao líder norte-coreano. 
A ideia de Trump, divulgada pela imprensa internacional, era que o seu secretário de Estado, Mike Pompeo, entregasse o presente autografado pelo presidente para Kim durante a viagem do americano a Pyongyang na semana passada.


O plano, porém, não deu certo porque o chefe da diplomacia americana acabou se reunindo apenas com auxiliares do líder norte-coreano e não se encontrou diretamente com o ditador. A viagem terminou com Pyongyang chamando de "mafiosa" a proposta dos Estados Unidos para a desnuclearização do país. 
"Eu tinha [o CD] para ele e não entregaram, mas será entregue em algum momento", afirmou Trump em Washington na terça-feira (11) antes de embarcar para a cúpula da Otan (aliança militar liderada pelos EUA), segundo o jornal britânico The Guardian.


O americano indicou ainda que além do CD, o ditador também ganhará outro brinde. "Na verdade, eu tenho um pequeno presente para ele, mas vocês só descobrirão o que é quando eu entregá-lo" disse Trump.
O presidente americano chamou Kim de "little rocket man" (pequeno homem do foguete) durante discurso na ONU em 2017, no auge da hostilidade entre Pyongyang e Washington. O termo fazia uma referência aos testes com mísseis de capacidade nucleares feitos pela Coreia do Norte. 


Com a melhoria das relações entre os dois países, porém, Trump teria voltado ao tema durante o encontro entre ele e Kim em Singapura em 12 de junho. 
Segundo a rede de TV CNN, na ocasião o americano perguntou ao norte-coreano se ele tinha ideia de onde vinha o termo "rocket man" e se ele já tinha ouvido falar de Elton John. Após Kim dar respostas negativas, Trump teria então elogiado o cantor britânico e prometido o CD de presente. 


Ainda de acordo com a CNN, o ditador teria afirmado ao presidente americano que não se importava de ser chamado de "rocket man".
Nem a Casa Branca nem o governo norte-coreano se manifestaram oficialmente sobre o assunto. 



últimas

  1. Aliados de Bolsonaro anunciam apoio de bancada do Podemos
  2. STF indefere pedido de fechamento da fronteira com a Venezuela
  3. PT ASSUME QUE LULA VAI SER BARRADO E LANÇA HADDAD COMO VICE
  4. Antigo âncora do Roda Viva afirma que se afastou após pressões políticas
  5. Quadrilha rouba cinco carros de concessionária na zona oeste de SP
On Top