Bruno Oliveira

Meirelles acena com vice ao PRB e aposta em racha do centrão


 O pré-candidato do MDB ao Planalto, Henrique Meirelles, se encontrou nesta quarta-feira (18) em Brasília com o presidente do PRB, Marcos Pereira, para tentar convencê-lo a compor sua chapa na disputa de outubro.
Aliados afirmam que Meirelles sinalizou com a vaga de vice ao PRB caso a sigla aceite apoiá-lo. Com apenas 1% nas pesquisas, o pré-candidato não tem nenhum partido na sua coligação e enfrenta dificuldades para costurar acordos, principalmente por ser identificado como nome do governo mais impopular da história -o presidente Michel Temer é reprovado por 82% da população, segundo o Datafolha.
Meirelles também marcou de se encontrar com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), nesta quarta, em Brasília.


O ex-ministro da Fazenda já havia conversado com Pereira em outras ocasiões, sem resultados concretos, mas decidiu fazer nova investida esta semana, na reta final das negociações.
Sua avaliação é de que o cenário mudou e agora é provável que o centrão termine rachado. Dessa forma, investe na conquista de algum partido do grupo no varejo.
O bloco -composto por DEM, PP, Solidaridade, PRB e PR- inicialmente havia decidido caminhar junto no apoio a um nome ao Planalto, mas hoje está dividido entre Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).
O PRB está mais inclinado ao tucano, mas Meirelles aposta no discurso de que Alckmin também não deslancha -tem até 7%-, com o passivo de já ter sido governador de São Paulo e ter disputado eleição presidencial.
Já o PP tem inclinação a Ciro Gomes e dificilmente se aliaria ao MDB nesse momento. O partido, porém, tem cargos no governo Temer e já recebeu recados de que o presidente "não ficará feliz" caso a sigla fechasse acordo com Ciro.



últimas

  1. SIGA AS ATUALIZAÇÕES SOBRE A QUEDA DA BARRAGEM EM BRUMADINHO EM TEMPO REAL
  2. O que se sabe sobre a queda da barragem em Brumadinho até agora
  3. Sobe para nove o número de mortos na tragédia em Brumadinho, mais de 300 estão desaparecidos
  4. Fux volta atrás de decisão que submetia candidatura de Renan à Justiça de 1º grau
  5. May apresenta plano B para o 'brexit' e diz que voltará a negociar com a UE
On Top